Surpreenda-me!

Uma das principais atribuições de um time ágil é propor soluções que satisfaçam as necessidades do cliente na medida certa: não pode ser simplória demais, a ponto de não atender as necessidades essenciais do negócio, e nem muito complexa, cobrindo problemas que ainda não existem.

O que o cliente quer? Qual é o seu problema? Quais são as suas necessidades e/ou expectativas? E suas limitações e/ou vantagens? De posse dessas informações que o time começa a trabalhar.

Ter um time com vários perfis, que seja auto-organizado e que acredita que o diálogo merece mais ênfase do que a documentação, é a essência dessa abordagem onde se busca inovar, validar hipóteses e surpreender positivamente o cliente. Enquanto o Dono do Produto apresenta problemas, o time dialoga, propõe, critica, avalia e devolve para ele a pergunta: “essa solução te atende?”.

Esse é o clima e o espírito da abordagem ágil, enquanto o time se esforça para transformar insights em soluções viáveis, rápidas de serem implementadas e que
geram mais valor para o cliente. Semelhante ao que acontece com o personagem do filme Ratatouille, da Disney (https://youtu.be/GwBOjFsgFb8?t=180), em que o “Dono do Produto” apresenta suas necessidades e diz: me surpreenda!

blog-surpeenda

Por Luiz Luz
colaborador do Synergia