Design de interação

Design de interação é uma área do design especializada no projeto de artefatos interativos, como websites, aplicativos, softwares e jogos eletrônicos.

Trata-se da aplicação de diversos métodos e técnicas de concepção de um produto que coloca o usuário no centro dos esforços. Esses métodos e técnicas visam garantir a usabilidade (qualidade de uso), acessibilidade (qualidade de acesso) e atratividade (estilo visual).

O Synergia atua na área de Design de Interação por meio das seguintes atividades:

Arquitetura da informação

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É o método que visa organizar, hierarquizar e rotular toda a carga de informação de um portal, site ou sistema. Todo o esforço deste serviço consiste em organizar a informação da melhor maneira para que os usuários possam encontrá-la do jeito mais fácil, rápido e seguro.

Prototipação de interfaces de uso

Ilustração de um wireframe

Protótipos são modelos de interface. No contexto do software são representações visuais que servem para melhorar a visibilidade e compreensão de telas, fluxos e interações, sempre do ponto de vista do usuário. Os protótipos podem ser de baixa ou alta fidelidade (ou resolução).

Protótipos de baixa fidelidade geralmente são feitos em papel. É um esboço, como uma “planta baixa” das telas do sistema.

Já os de alta fidelidade, também chamados de Wireframes ou protótipos funcionais, além da estrutura visual, possuem algumas diretrizes de funcionalidade já embutidas.

A fase de prototipação sempre acontece depois da Arquitetura da informação.

Confecção de guias de estilo

Ilustração de um guia de estilo

É um guia que contém diretrizes sobre a aparência e o comportamento dos elementos de interface, além da orientação sobre como e quando usar cada elemento.

O objetivo do Guia de estilo é descrever as diretrizes e padrões estéticos e visuais da interface de uso. Serve ainda para garantir a consistência entre produtos de uma mesma família.

Benefícios:

  • Garante a consistência entre produtos;
  • Contém um repositório de diretrizes e padrões;
  • Serve como fonte de consulta para novos colaboradores;
  • Facilita o trabalho em conjunto;
  • Minimiza a reinvenção;
  • Reduz tomadas de decisões arbitrárias;
  • Diminui o tempo de desenvolvimento, pois beneficia o reuso;
  • Reduz a necessidade de testes, pois contém padrões já testados e confiáveis.

 

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