Contagem de Pontos de Função

As diretrizes do Governo para contratação de serviços de desenvolvimento de software direcionam para que as contratações utilizem critérios quantitativos precisos para mensurar o tamanho do software entregue. A técnica mais utilizada tem sido a Análise de Pontos de Função, por se tratar de uma medida de tamanho padronizada, auditável e independente de tecnologia.

O Tribunal de Contas da União já publicou vários acórdãos recomendando o uso de Pontos de Função como forma de mensuração de tamanho de softwares (acórdãos 1.782/2007, 1.125/2009, 2.348/2009, 1.274/2010, 1.647/2010). A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento também orienta pelo uso de métricas como a de Pontos de Função, tendo publicado orientações importantes como o Roteiro de Métricas do SISP.

Existem vários casos em que a contagem de tamanho é realizada pelo próprio fornecedor e nem todos os órgãos estão capacitados para auditar o detalhamento que é apresentado para justificar o tamanho medido.

O Synergia presta serviços de contagem de Pontos de Função e também está capacitado para auditar as contagens apresentadas por fornecedores. Para isso, contamos com profissionais altamente qualificados e certificados pelo International Function Point Users Group (IFPUG).

Com a auditoria do Synergia, o órgão tem muito mais segurança quanto ao tamanho de software entregue a cada etapa do projeto.

 

Deseja contratar este serviço?

Preencha o formulário abaixo que nós entraremos em contato o mais rápido possível.