Elaboração de termo de referência

digitandoO Synergia oferece todo o apoio técnico às instituições públicas que necessitam contratar produtos e serviços de TI por meio de processo licitatório.

Após o Planejamento da aquisição, o Synergia orienta o órgão contratante durante a elaboração do Termo de Referência ou Projeto Básico. Sabemos que a correta elaboração do Termo é um fator crítico para o sucesso da aquisição. Além disso, nem sempre os órgãos possuem equipe com capacitação e disponibilidade para elaborá-lo com o devido rigor técnico. Por esses motivos apoiamos todas as etapas de sua elaboração:

  • Análise dos riscos da aquisição – Identificação e classificação dos principais riscos técnicos e gerenciais envolvidos no processo de aquisição, para nortear a identificação de mecanismos a serem inseridos no Termo de Referência ou Projeto Básico.
  • Detalhamento técnico do objeto – Apoio ao órgão na definição dos produtos de TI que serão adquiridos, desenvolvidos e/ou customizados, além do detalhamento das características dos produtos e/ou serviços que serão contratados.
  • Definição do modelo de gestão do contrato – Definir todas as regras sobre como o contratado deverá proceder com a execução, gestão e acompanhamento do projeto. Envolve a definição do ciclo de vida do projeto a ser contratado, seus marcos e critérios de aceitação, e, em contratações de prestação de serviços, os níveis mínimos de serviço que serão exigidos durante a execução do contrato.
  • Formalização de critérios de qualificação e classificação das propostas – Apoiar o cliente na formalização dos critérios que serão utilizados para classificar as propostas candidatas.
  • Apoio na realização de consultas e audiências públicas – Apoiar o órgão na realização de consultas públicas com os fornecedores candidatos. Esse apoio inclui auxílio na resposta a questionamentos formulados por partes interessadas no processo licitatório.
  • Revisão e consolidação de Termo de Referência – Revisar o Termo de Referência ou Projeto Básico, verificando sua coerência interna e sua adequação técnica aos objetivos da aquisição.

Após a publicação do edital de licitação, o Synergia ainda oferece todo o apoio necessário ao órgão contratante para responder a dúvidas e recursos apresentados por fornecedores e também na avaliação das propostas apresentadas.

Para a realização deste trabalho utilizamos como referência o Processo PrATIco (Processo de Aquisição de Produtos e Serviços de TI), que foi desenvolvido pelo próprio Synergia para auxiliar os órgãos públicos na aquisição de produtos ou serviços de software. Para mais informações sobre o PrATIco, clique aqui.

 

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