Porque Ágil?

Quando o cliente nos pergunta “Porque ágil?” logo respondemos: “Porque o desenvolvimento é iterativo, as iterações são curtas e ao final delas há algo pronto que já pode ser utilizado pelo cliente. Rápido, não?”. Sim, essa é uma boa resposta, mas mais importante do que explicitar o processo, é explicitar o que está por trás dele.

Iterações curtas com entregas rápidas permite que o cliente tão logo tenha contato com o produto e avalie se o desenvolvimento está ou não alinhado com as suas expectativas ou necessidades. Logo, obtém-se feedbacks rápidos que serão considerados no planejamento da próxima iteração.

É essencial obter feedbacks dos usuários o mais cedo possível, para que seja possível avaliar se as hipóteses sobre as necessidades e interesses dos usuários são ou não verdadeiras. A validação de hipóteses de negócio, por sua vez, indicam possíveis caminhos para o desenvolvimento do produto ou, até mesmo, o encerramento do projeto caso seja identificado que o produto não é bom o suficiente para justificar o investimento realizado.

Coelho correndo

Rápido como um coelho

Por todos esses motivos é necessário ser ágil: feedback rápido e validações rápidas resultando em modificações rápidas e constantes que, por sua vez, levam ao desenvolvimento de um produto que satisfaz o cliente e atende aos usuários.

Por Luiz Luz
colaborador do Synergia