SIGA – Sistema de Gestão Acadêmica

Em uma parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Synergia desenvolveu o Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA), que possibilita uma automatização da gestão acadêmica da Universidade, gerando melhorias significativas em seu processo. Este projeto foi dividido em três etapas: Concepção do Sistema, Especificação de Requisitos e Desenvolvimento do Produto.

Siga

A primeira etapa deste projeto foi a Concepção do Sistema, que teve como principal finalidade conceber os requisitos de sistema das áreas de Gestão Acadêmica de graduação da UFMG, bem como algumas funcionalidades de apoio a estas áreas. Seu objetivo foi o de fornecer informações para que fosse possível estimar custo/esforço/prazo para a construção deste sistema de grande porte.

A Especificação de Requisitos teve como principal finalidade especificar os requisitos priorizados pela Universidade para a primeira versão do sistema. Sendo assim, o objetivo prioritário desta etapa foi a especificação do módulo de Gestão Acadêmica e de outras funcionalidades necessárias ao seu funcionamento.

A terceira e última etapa foi o Desenvolvimento do Produto. O objetivo era justamente desenvolver os requisitos especificados na etapa anterior, possibilitando que a UFMG iniciasse o quanto antes o processo de Configuração Curricular de seus cursos com o novo paradigma de flexibilização curricular.

O sistema teve como grande novidade a possibilidade de o aluno trabalhar o seu Plano de Estudos, com o objetivo de planejar com antecedência suas atividades acadêmicas, possibilitando uma melhor gestão de vagas para as demandas que, desta forma, partiriam dos próprios alunos.

O sistema foi implantado em Janeiro de 2013 e tem passado por grandes melhorias e adaptações desde então, uma vez que mudanças nas normas da Universidade são frequentes, o que exige um acompanhamento intenso da equipe de analistas.