SIACE – Sistema Informatizado de Apoio ao Controle Externo

Desenvolvido para o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), o SIACE – Sistema Informatizado de Apoio ao Controle Externo é o projeto mais antigo do Synergia, contando uma história de 15 anos de parceria.

O sistema tem por objetivo possibilitar o acompanhamento das informações sobre a execução orçamentária dos municípios mineiros, com ênfase na gestão fiscal, por meio da análise dos dados apresentados pela Administração Pública Municipal.

Dentro do SIACE foram desenvolvidos os seguintes módulos:

  • SIACE Prestação de Contas Anual (PCA): Análise anual das prestações de contas das prefeituras e câmaras municipais de Minas Gerais, instalado no TCE-MG;
  • SIACE LRF Remessa: Envio periódico de dados para fiscalização relativa à Lei de Responsabilidade Fiscal, instalado em todas as prefeituras e câmaras municipais de Minas Gerais;
  • SIACE LRF Análise: Análise dos dados das prestações de contas periódicas das prefeituras e câmaras municipais de Minas Gerais, instalado no TCE-MG.

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Atualmente, o Synergia ainda presta serviços de manutenção nos produtos SIACE LRF Remessa e SIACE LRF Análise, onde são executadas melhorias e adaptações necessárias devido às constantes mudanças de legislação e/ou normas.

O grande desafio de deste projeto é continuar mantendo o bom andamento da manutenção e a satisfação e valorização por parte do TCE-MG, contornando imprevistos que podem comprometer o envio de dados dentro do prazo legal.