PrATIco

O PrATIco é um processo criado para prover suporte adequado aos órgãos públicos durante a aquisição de produtos e serviços de software. Ele considera os itens que precisam estar presentes no edital da licitação, a seleção de fornecedores candidatos, o acompanhamento do projeto, a transição de produto, sua manutenção ou evolução, bem como a monitoração da prestação de serviços contratados. Este suporte prevê a sub-contratação de construção de produtos de software e serve de referência para a definição de um modelo de qualificação de fornecedores.

pratico

O processo possui diretrizes e procedimentos para condução de processos licitatórios, desde a especificação de produtos ou serviços a serem adquiridos até sua aceitação, definindo ainda procedimentos de acompanhamento do projeto, garantia da qualidade e testes dos resultados.

O PrATIco pode ser adotado por qualquer instituição pública que decida desenvolver ou subcontratar parte do desenvolvimento de suas próprias soluções de software.

A criação e desenvolvimento do processo PrATIco passou por 3 etapas:

  • Avaliação da contratação dos órgãos públicos;
  • Avaliação de empresas de TI fornecedoras de software em Minas Gerais;
  • Definição do processo de aquisição.

Na primeira etapa foi realizada uma avaliação dos órgãos públicos de Minas Gerais, distribuídos em: Secretarias, Órgãos Autônomos, Fundações, Autarquias e Empresas Públicas. O objetivo era avaliar como os órgãos da administração estadual se comportam em relação à aquisição de produtos e serviços de software.

Já na etapa seguinte foi realizada uma avaliação das empresas de TI de Minas Gerais, o que definiu um modelo de capacitação e avaliação das empresas de software. Com isso, foi possível ter um diagnóstico das organizações mineiras desenvolvedoras de software com relação à capacidade de seus processos de desenvolvimento, oferecendo desta forma critérios aceitáveis para os órgãos públicos e compatíveis com a realidade dos fornecedores.

A etapa final culminou justamente na criação do processo para aquisição de produtos e serviços de software que orienta as instituições públicas estaduais nas contratações de tecnologia. Dessa forma, o PrATIco é um método que visa possibilitar as instituições públicas estaduais a licitarem, acompanharem, testarem, aceitarem e desenvolverem sistemas de informação.

Para obter mais informações a respeito do PrATIco, clique aqui e acesse o site oficial.