Perícia Médica

Após identificar algumas dificuldades que limitavam a realização dos trabalhos do setor, a Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional (SCPMSO) da Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag) decidiu investir no desenvolvimento de um Sistema de Gestão Eletrônica de Perícia Médica e Saúde Ocupacional. O objetivo era modernizar e racionalizar os processos de trabalho, com foco no cliente-usuário e na redução da despesa com afastamentos por motivo de saúde. O público-alvo deste sistema eram os servidores, órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual.

A modelagem de negócios estuda as necessidades, propõe melhorias, documenta e consolida informações sobre como é realizada uma determinada atividade e busca melhores alternativas para realizá-la. Seu resultado permite visualizar de forma clara o fluxo do trabalho e as necessidades do sistema a ser produzido. O intuito final é viabilizar a construção de um sistema que realmente atenda às necessidades da organização de maneira consistente.

Dessa forma, o projeto em questão consistiu na Modelagem de Negócio dos processos referentes às atividades de perícia médica e saúde ocupacional da SCPMSO e de suas unidades regionais. A partir dos resultados da Modelagem de Negócio, foi possível extrair uma visão geral das funcionalidades que deverão ser contempladas pelo sistema a ser desenvolvido.

Como parte desse trabalho, as seguintes atividades foram desenvolvidas:

  • Modelagem dos processos de negócio da SCPMSO relacionados a assuntos de perícia médica e saúde ocupacional.
  • Análise dos processos de negócio da SCPMSO e identificação de oportunidades de melhoria para os novos processos que substituiriam os atuais.
  • Definição dos novos processos de negócio da SCPMSO.
  • Identificação preliminar de parte dos requisitos do sistema que suportará os novos processos de negócio modelados, assim como estimativa de seu tamanho em pontos de função.

O projeto encontra-se concluído com sucesso.