Portal de Compras do Governo do Estado

Está no ar, desde 2009, o portal que permite a consulta pública das compras realizadas pelo Governo do Estado de Minas Gerais. Desenvolvido pelo Laboratório Synergia, em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e a Prodemge, o novo Portal de Compras do Estado tem a capacidade de atender a mais de dois mil usuários simultaneamente.

Imagem da tela do Portal

O Portal de Compras do Estado (www.compras.mg.gov.br) oferece aos gestores públicos, fornecedores e cidadãos mais transparência nas informações sobre os processos de compras realizados pelo Estado. Se antes o acesso às informações de compras era acompanhado basicamente pelos servidores públicos, hoje está aberto para a sociedade. Qualquer cidadão dos 853 municípios de Minas Gerais pode acessar o novo portal.

O Portal emprega novas versões dos módulos do Sistema Integrado de Administração de Materiais e Serviços (Siad), responsável pela gestão de aquisições e contratações das 9,8 mil empresas credenciadas no Estado, substituindo os módulos de compras, contratos, pregão, cotação eletrônica de preços e parte do catálogo de materiais e serviços.

Para a criação do Portal foram utilizadas todas as etapas do processo de desenvolvimento de software do laboratório: desde a análise dos requisitos (necessidade do cliente), estudo da usabilidade (testes com usuários reais), até o desenvolvimento do sistema propriamente dito. Por último aconteceu sua implantação, lembrando que uma das inovações do projeto foi a interação constante com os usuários, contando com a preparação de protótipos do sistema que eram testados por eles, além do uso de tecnologias de ponta e ambientes de desenvolvimento construídos dentro do próprio laboratório.

A elaboração completa do Portal de Compras, desde a análise da necessidade do cliente até o desenvolvimento do sistema propriamente dito, durou cerca de três anos.

A escolha do Synergia para a elaboração do Portal de Compras se deve à já reconhecida qualidade de pesquisa em Engenharia de Software e dos produtos já desenvolvidos pelo Laboratório. O Synergia tem se consolidado como uma referência em engenharia de software em Minas, com diversas parcerias para o atendimento ao serviço público.

O novo Portal de Compras de Minas Gerais foi desenvolvido através das seguintes atividades:

  • Realização de oficinas para a identificação de necessidades tecnológicas da Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais;
  • Detalhamento e validação de requisitos de solução de software;
  • Desenho da solução para os requisitos levantados;
  • Implementação da solução apresentada;
  • Implantação do sistema no ambiente de produção;
  • Manutenção do produto, incluindo a implementação de melhorias evolutivas.

Atualmente o projeto encontra-se na fase de manutenção do produto.

Como reconhecimento da qualidade e dos bons resultados proporcionados, o Portal de Compras de Minas Gerais foi escolhido como um dos finalistas do prêmio CONIP de Excelência em Inovação na Gestão Pública, edição 2009. Além disso, foi muito elogiado pelo Banco Mundial, que inclusive escreveu um artigo onde detalha o quanto o sistema trouxe de melhorias para a organização, economia e centralização das compras públicas do Estado de Minas Gerais. Para acessar o artigo “Results Profile: e-Procurement in the Brazilian State of Minas Gerais” clique aqui.