Loteria Instantânea

A Loteria do Estado de Minas Gerais (LEMG) é a entidade responsável por planejar, coordenar, executar e controlar o jogo lotérico explorado pelo Estado de Minas Gerais. Buscando novas fontes para aumentar suas receitas, apoiar seu desenvolvimento e financiar projetos sociais do Governo do Estado de Minas Gerais, a LEMG iniciou um processo para contratação de empresa ou consórcio de empresas para operação da modalidade de jogo “Loteria Instantânea”, por meio de outorga de permissão de serviços de planejamento estratégico, criação de produtos, implantação e operação dos produtos lotéricos, marketing, estocagem, criação e operação de rede de distribuição, comercialização e pagamento de prêmios.

Além dos serviços citados, incluem-se dentre as atribuições da empresa ou consórcio a ser contratado:

  • Automatização de processo de aprovação de plano de jogo.
  • Implantação e manutenção do sistema de jogos.
  • Atendimento e suporte a pontos de venda e atendimento a apostador.
  • Prestação de contas, repasse de valores acordados e fornecimento de informações para auditoria.
  • Publicidade e marketing dos jogos comercializados.
  • Produção, estoque e distribuição de cartões de loteria instantânea.

Considerando este contexto, o projeto desenvolvido pelo Synergia consiste em uma consultoria de suporte à aquisição, que incluiu desde a elaboração de Projeto Básico – contendo a especificação dos requisitos técnicos dos softwares a serem utilizados, capacitação técnica do fornecedor, dentre outras informações –, passando pela realização de consulta e audiência públicas. Ainda em andamento, neste projeto será realizado o acompanhamento da licitação respectiva até a homologação de todo o sistema de jogos a ser operado pela empresa ou consórcio contratado.

A estrutura deste projeto é sustentada pelo PrATIco, processo desenvolvido pelo próprio Synergia, capaz de prover suporte adequado aos órgãos públicos durante a aquisição de produtos ou serviços de tecnologia da informação. Para conhecer o PrATIco, clique aqui.

Como parte desse trabalho de suporte a aquisição, as seguintes atividades foram desenvolvidas:

  • Realização de oficinas para identificação e validação de requisitos de solução de software, visando à construção do Projeto Básico de Edital de Licitação.
  • Realização de consulta pública, para que fornecedores potenciais pudessem apresentar suas soluções compatíveis com os requisitos preliminares identificados em oficinas. Foram levantadas informações junto a esses fornecedores sobre aspectos técnicos das soluções ofertadas, bem como sobre aspectos de negócio.
  • Elaboração de Projeto Básico para orientar processo licitatório de contratação de empresa ou consórcio operador de sistema para gestão de loterias instantâneas.
  • Validação de Projeto Básico em audiência pública com fornecedores potenciais e suporte na elaboração de respostas a questionamentos de ordem técnica.

Depois de publicado o Edital de Licitação respectivo, para as próximas etapas do projeto estão previstas as seguintes atividades:

  • Participação em sessão de lances respectiva e suporte na elaboração de respostas a questionamentos de ordem técnica.
  • Suporte à elaboração de respostas a eventuais recursos de ordem técnica.
  • Suporte à homologação do sistema de jogos, incluindo ferramentas de geração de relatórios, sistema de aprovação de planos de jogo e Data Center, em conformidade com Edital de Licitação e Projeto Básico a serem publicados.