Jogos Online

A Loteria do Estado de Minas Gerais (LEMG) é a entidade responsável por planejar, coordenar, executar e controlar o jogo lotérico explorado pelo Estado de Minas Gerais. Através da exploração de jogos lotéricos no Estado, a LEMG tem por finalidade gerar recurso e destiná-los à promoção do bem estar social, a programas nas áreas de assistência, desportos, educação, saúde e desenvolvimento social.

Buscando novas fontes para aumentar suas receitas, apoiar seu desenvolvimento e financiar projetos sociais do Governo do Estado de Minas Gerais, a LEMG objetivou a contratação de empresa ou consórcio de empresas para implantação e operação de jogos de prognósticos, do sistema de loterias online/real time, para ambientes sociais fechados ou abertos (não itinerantes), em regime de concessão.

Dentre as atribuições da empresa ou consórcio contratado, incluem-se:

  • Implantação de terminais de aposta e equipamentos de comunicação e controle;
  • Sistemas de informação necessários à produção e disponibilização de informações gerenciais;
  • Operação do sistema de jogos online, resultando na disponibilização dos jogos à população e no repasse das receitas acordadas para a LEMG.

Considerando este contexto, o projeto desenvolvido pelo Synergia consistiu em uma consultoria de suporte à aquisição, que incluiu desde a elaboração de Projeto Básico – contendo a especificação dos requisitos técnicos dos softwares e equipamentos a serem utilizados, capacitação técnica do fornecedor, dentre outras informações – passando pelo acompanhamento da licitação respectiva até a homologação de todo o sistema de jogos a ser operado pela empresa contratada.

A estrutura deste projeto é sustentada pelo PrATIco, processo desenvolvido pelo próprio Synergia, capaz de prover suporte adequado aos órgãos públicos durante a aquisição de produtos ou serviços de tecnologia da informação. Para conhecer o PrATIco, clique aqui.

Como parte desse trabalho de suporte a aquisição, as seguintes atividades foram desenvolvidas:

  • Realização de oficinas para identificação e validação de requisitos de solução de software, visando a construção do Projeto Básico do edital de licitação.
  • Elaboração de norma de aquisição, contendo diretrizes para guiar os processos de permissão e concessão de exploração de jogos online pela LEMG.
  • Elaboração de Projeto Básico para orientar processo licitatório de contratação de empresa operadora de sistema de loterias online, em regime de concessão.
  • Validação de Projeto Básico em audiência pública com fornecedores potenciais.
  • Participação em sessão de lances e suporte na elaboração de respostas a questionamentos de ordem técnica durante todo o processo.
  • Suporte à homologação do sistema de jogos, incluindo ferramentas de geração de relatórios, terminais de apostas e data center, em conformidade com Edital de Licitação e Projeto Básico publicados.