SIL – Sistema de Informações Legislativas

O SIL – Sistema de Informações Legislativas, projeto desenvolvido para a Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), foi o primeiro projeto do Synergia cujo paradigma era o de ser uma aplicação Web implementada usando a tecnologia servlet java (J2EE), onde o usuário interage com o sistema através de um browser.

Telas do SIL

Dentro desse projeto foram desenvolvidos, em ordem cronológica, os seguintes módulos:

  • Gestão de Usuários: Foi o primeiro módulo da linha SIL a ser desenvolvido. Tem como objetivo prover a gestão dos dados cadastrais dos usuários e de todos os dados necessários ao controle de permissões de acesso de todos os produtos da linha SIL.
  • Tramitação: Resposável pelo controle de tramitação de proposições, que engloba funcionalidades diretamente relacionadas à administração dos fluxos e controle do andamento das proposições na CMBH. Seu objetivo principal é o de informatizar e registrar a tramitação do processo legislativo da Câmara Municipal. Permite a gestão das informações de forma a otimizar o andamento do processo, contemplando desde ações iniciais, como a apresentação da proposição, até o seu arquivamento ou cancelamento.
  • Recuperação de Informação: Construído para recuperar informações dos outros produtos que integram a linha SIL, ele permite que o usuário crie sentenças de pesquisa que possibilitem uma pesquisa avançada pelos diversos dados que compõem o processo legislativo. Possibilita que o usuário recupere documentos relativos às proposições e auxilia na busca por informações da Legislação Municipal. Engloba funcionalidades diretamente relacionadas à execução de pesquisas e emissão de relatórios sobre as proposições da CMBH.
  • Acervo de Normas: Módulo desenvolvido para servir como um banco de dados contendo toda a consolidação das Normas Municipais, de maneira a tornar efetivamente acessível o conjunto de normas que regulam a vida em Belo Horizonte (leis, decretos, portarias, resoluções e deliberações de conselhos, instrução de serviços e todos os outros tipos de instrumentos normativos).
  • Transparência: Módulo mais novo da linha SIL que foi desenvolvido com o intuito de prover acesso aos dados públicos do Legislativo para a população. O sistema visa facilitar a consulta do processo legislativo, como projetos, pareceres e recursos, através de uma interface gráfica simples e de boa usabilidade. Segundo dados da própria CMBH, o interesse da população vem sendo refletido no número de acessos ao sistema, que é sempre crescente. Para conhecer o SIL, clique aqui.

Após seu desenvolvimento, o Synergia ainda foi responsável pela manutenção dos produtos da linha SIL por cerca de 7 anos, onde foram executadas melhorias e adaptações necessárias devidas às constantes mudanças de legislação e/ou normas.

Em 2013 foi executado um projeto para repasse do conhecimento referente ao sistema para a própria equipe de desenvolvimento da CMBH, onde foram realizados diversos treinamentos e atualizações nas tecnologias do SIL.